QUAL É A IMPORTÂNCIA DOS BRINDES CORPORATIVOS PARA SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING?
Você já se perguntou qual é a importância dos brindes corporativos para a sua empresa?
Aposto que um dos maiores esforços da comunicação da sua marca é ser lembrado de maneira positiva, não é?
Uma boa maneira para atingir o seu objetivo central, os brindes são ferramentas de relacionamento que valorizam e fidelizam o consumidor, sendo muito mais do que lembrancinhas agradáveis.
Eles fazem parte de uma estratégia mais completa que envolve o branding da marca.
Mas o que isso significa e quais são as vantagens de adotar essa estratégia?
Saiba mais neste artigo!
O que é Branding?
Antes de entender qual é a importância dos brindes corporativos para a sua marca, é importante voltar um pouco e compreender melhor o que é branding.
Esse conceito está relacionado a forma com que a empresa se posiciona e de uma estratégia de gestão da organização e todos os elementos que fazem o público se lembrar dela, como a identidade visual ou o tom de voz.
Estar bem alinhado quanto às estratégias de branding traz benefícios como:
maior valor agregado a marca;
maior presença na vida do consumidor;
aumento da fidelidade do público.
Qual a importância dos brindes corporativos para o branding?
Presentar os seus clientes com brindes promocionais faz com que seja criada uma lembrança positiva. Mas as vantagens não param por aí, é possível contar com:
1. Fortalecem o branding de sua marca
O branding é a maneira que a sua marca se posiciona. Por isso, é possível utilizar os brindes para tornar essa proximidade com cliente algo físico e palpável.
Apesar disso, é preciso levar em consideração o momento em que eles serão entregues.
A importância dos brindes corporativos tende a aumentar se sua empresa promove um passeio com os clientes, por exemplo, a experiência será ainda mais memorável com a entrega de mimos como squeezes personalizadas ou mochilas do tipo saco. Eles valorizarão ainda mais a lembrança positiva, pois são úteis e versáteis, possibilitando que o cliente o utilize diversas vezes e, com isso, fortaleça a presença da marca em sua rotina.
2. Podem fidelizar os clientes
A partir do momento em que os brindes criam uma memória positiva junto à marca, eles poderão facilitar a fidelização dos clientes.
Como o objetivo de um branding bem planejado é a gestão de marca, os brindes são os gatilhos de memória que estabelecem confiança e relacionamento emocional com a empresa. Por isso, a contextualização no momento de entrega do brinde é essencial. Faz parte de uma estratégia maior junto ao público.
E nunca é demais lembrar: é muito mais barato manter um cliente fidelizado do que reconquistá-lo. Saber utilizar os brindes promocionais como ferramentas para isto é fundamental.
3. Brindes promocionais deixam uma impressão positiva e duradoura
Para ser lembrado de maneira positiva é importante envolver o consumidor. Ainda que a utilização de seus produtos ou serviços seja sazonal, como em períodos de férias, os brindes sempre trarão lembranças imediatas sobre o quão prazerosa foi a experiência com sua empresa.
Hotéis ou pousadas, por exemplo, podem trabalhar este relacionamento por meio de toalhas, canecas ou outros pequenos objetos que deixem o cliente com vontade de viajar de novo para o local.
Cada negócio merece uma atenção especial sobre qual tipo de brinde promocional será oferecido.
4. São importantes para fortalecer o relacionamento com os colaboradores
Fortalecer o branding de sua marca é importante não só no relacionamento com os clientes, mas também como estratégia de comunicação interna.
Os brindes podem ser utilizados no relacionamento com os colaboradores em situações como:
ocasiões corporativas;
eventos promovidos pelo RH;
comemorações especiais — como o aniversário do colaborador ou premiações no alcance de metas.
Esse tipo de investimento fortalecerá a relação emocional junto à empresa, funcionando como uma premiação por esforços, o que resultará em um ambiente de trabalho mais agradável.
A partir do momento em que o colaborador sente que a cultura da empresa tem como objetivo valorizá-lo, ele passará a ser mais feliz e mais produtivo, chegando até mesmo a motivar os novos funcionários e colegas de seu setor. Todo este esforço, certamente, ajudará no sucesso das metas desejadas.
A importância dos brindes corporativos para o branding das empresas é bem grande e essa estratégia pode ser desenvolvida em conjunto com o calendário promocional do país. Por isso, confira também quais são as datas comemorativas brasileiras mais importantes para vendas.